quinta-feira, janeiro 31, 2008

CHUVAS DE VERÃO

Centenas de desabrigados e dezenas de

alagamentos na Grande Florianópolis

As fortes chuvas, registradas desde a noite de quarta-feira, até quinta, 31de janeiro, já provocaram muitos estragos na Região Metropolitana. Em Florianópolis, vários bairros permaneceram alagados, durante horas. Em Palhoça, o prefeito Ronério Heiderscheidt decretou “estado de emergência”, na manhã de quinta-feira. Até o final da tarde, o número de desabrigados era de mais de 300 pessoas. Em São José, a situação também era caótica, levando o prefeito Fernando Elias a disponibilizar seis escola, para recolher os desabrigados.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão de São José e o 7º Batalhão da Polícia Militar trabalham, intensamente, para auxiliar as comunidades vítimas dos alagamentos no município. A Defesa Civil de São José disponibiliza o número: (48) 3247 8123 para emergências. Telefones úteis, em Florianópolis: Guarda Municipal - 153. Emergência da Defesa Civil - 199. A Prefeitura de Palhoça disponibilizou um canal direto para a população castigada pelas chuvas. São quatro números de telefones: (048) 3279-1796/ 3279-1739/ 3279-1762 e o fax 3279-1780.

Alagamentos em Florianópolis

Segundo fontes da Prefeitura de Florianópolis e da defesa Civil, alguns bairros de foram atingidos por alagamentos. O bairro Santa Mônica foi um dos mais atingidos. Mas, Pantanal e Tapera também apresentaram áreas alagadas. As autoridades confirmaram a ocorrência de deslizamentos nos bairros Saco Grande, Morro da Queimada e Vargem Grande.

Apesar da intensidade da chuva, o sistema de drenagem funcionou no Centro da Capital, ocorrendo apenas pequenos alagamentos isolados, com muita água nas ruas. A situação exigiu a mobilização de várias autoridades. A Guarda Municipal de Florianópolis passou a prestar apoio à Defesa Civil do estado e da cidade. A atenção das autoridades está voltada, principalmente para as regiões de morros e encostas, onde há risco de deslizamento de terra e desabamento de casas.

Só se desloque de sua casa, em caso de extrema necessidade. Telefones úteis, em Florianópolis: Guarda Municipal - 153. Emergência da Defesa Civil - 199.

Palhoça: estado de emergência

O município de Palhoça decretou estado de emergência na manhã dessa quinta, dia 31. O prefeito Ronério Heiderscheidt adotou essa decisão, após horas de intensa chuva, que atingiu a cidade. Na quinta-feira, 31, às 14hs, aconteceu uma reunião de emergência, no gabinete do prefeito, com a presença de todo o seu secretariado, de representantes da Defesa Civil, Policia Civil e Militar, além do Secretário Regional da Grande Florianópolis, Valter Gallina. Objetivo: definir as prioridades da “Força Tarefa pró Palhoça”, no sentido de recuperar o município no menor tempo possível.

Segundo fonte da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, os pontos críticos de alagamento no município estão concentrados na Ponte do Imaruim, Jardim Eldorado, Brejarú, Pontal e São Sebastião. A Prefeitura disponibilizou dois pontos de abrigos: no Caic, no bairro Passa Vinte, e no Colégio Dom Jaime Câmara, antiga Fucabem, no bairro Bela Vista. Também já foram liberadas as escolas públicas estaduais no município. Os desabrigados em Palhoça já ultrapassa o número de 300 pessoas.

O prefeito Ronério informou que a situação está sob controle. Mas, teme que, se a chuva persistir, é grande o risco de o quadro piorar, principalmente, em função da maré alta. “ Pedimos calma e tranqüilidade para a nossa população. Estamos pedindo ainda que fiquem em suas casas. Todos nós da prefeitura estamos empenhamos em resolver os problemas que estão surgindo”.

A Prefeitura de Palhoça disponibilizou um canal direto para a população castigada pelas chuvas. São quatro números de telefones: (048) 3279-1796/ 3279-1739/ 3279-1762 e o fax 3279-1780.

São José: desabrigados em escolas

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão de São José e o 7º Batalhão da Polícia Militar estão trabalhando intensamente, desde a noite de quarta-feira, 30, para auxiliar as comunidades vítimas dos alagamentos no município. A Defesa Civil de São José disponibiliza o número: (48) 3247 8123 para emergências.

Seis escolas no município já estão preparadas para abrigar as famílias, são elas: Centro Educacional Municipal São Luiz, bairro São Luiz (3247 3991); C.E. M. Morar Bem, bairro Serraria (3346 9944); C.E.M. Vila Formosa, bairro Forquilhas (3346 1553); Escola Básica Laurita Dutra de Souza, bairro Picadas do Sul (3257 0213); C.E.M. Professora Maria Iracema de Andrade (Barreirão), bairro Barreiros (3246 8743); e C.E.M. Maria Luiza de Melo, Kobrasol (3259 3222).

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura