sexta-feira, janeiro 18, 2008

Editorial

As incríveis semelhanças entre

Hugo Chávez e Idi Amin Dada

14 / 01 / 08

Hugo Chávez cruzou a fronteira da racionalidade, para vagar pelos campos minados da insensatez. Na mais recente aparição circense, em cadeia de rádio e tv, o venezuelano fez uma contundente defesa dos narco-guerrilheiros das Farc. Uma patética declaração, pois ninguém, dotado de um mínimo de dignidade, poderá defender seqüestradores: Só Hugo Chávez, que age como se fosse o maior comunicador e artista da Venezuela, onde fecha estações de tv, que não se curvam a sua surrada ditadura bolivariana. Na verdade, mais aparece na tv estatal e fala no rádio do que governa.

Merece citação, o fato de que o falastrão Hugo Chávez não deveria se manifestar sobre assuntos internos da Colômbia. Precisa ser mais prudente e diplomático, principalmente porque já se envolveu em um “arranca-rabo”, com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, bem mais sensato que o venezuelano.

Está mais que provado que Chávez não aprendeu nada com o famoso “Cala-te!”, pronunciado, secamente, em público, pelo Rei Juan Carlos, da Espanha.

Na visão caótica, perigosamente caótica de Hugo Chávez, os membros das Farc não são guerrilheiros. São “cumpanheiros”. Vale lembrar, que eles quase foram reconhecidos como membros de uma “autoridade”, algo parecido à “Autoridade Palestina”, no primeiro período do governo Lula, outro “cumpanheiro” de Chávez.

No seu modo intencionalmente confuso de ver os fatos, Chávez não os considera terroristas. São apenas “cumpanheiros” seqüestradores. Os bandidos das Farc, que costumam financiar campanhas de esquerda na América Latina, seqüestram vítimas inocentes e as mantém em cativeiro durante décadas. Então aparece o mocinho Hugo Chávez, montado num cavalo branco da cor da cocaína, para libertá-las, como aconteceu recentemente. Tudo pela paz. Quanta hipocrisia! Até porque, horas após a estapafúrdia declaração de Chávez, os “cumpanheiros” das Farc seqüestraram mais seis pessoas. Repito: tudo pela paz.

E, agora, esse tiranossauro vem a público falar de criminosos, narco-guerrilheiros, como "forças insurgentes que têm um projeto bolivariano, que aqui é respeitado”. Aqui, onde? Só se é na cozinha de Chávez. Homens e mulheres honestos, em todo o mundo, não respeitam seqüestradores e traficantes. Deveriam ser todos presos ou mortos, em caso de reação.

De acordo com o princípio de que “os semelhantes se atraem”, que conclusões podemos tirar dessa declaração espetaculosa de Chávez e de tudo que vem ocorrendo na América Latina? A pior possível.

Hugo Chávez (Castro-da Silva-Morales) nos faz lembrar de Idi Amin Dada, um excêntrico ditador, que governou Uganda, nos anos 70. Fazia várias declarações sobre um mesmo tema, em intervalo de horas, todas com pontos de vista diferentes. Se oferecia para mediar seqüestros (caso de Entebe). Comprava medalhas em antiquários, para pendurá-las, espalhafatosamente, no uniforme militar. Queria ser um estadista, mas nunca passou de um relés ditador sanguinário; sorridente, mas perigoso, imprevisível.

Uma superficial pesquisa, nos traz, do baú da história, informações sobre Idi Amin Dada Oumee. Nascido em Koboko ou Kampala, na década de 1920, falecido em Jidá, em 16 de Agosto de 2003), foi um militar e ditador de Uganda de 1971 a 1979. Da etnia kakwa, sua ditadura foi caracterizada por genocídios e requintes de crueldade utilizados nas execuções. Daí as alcunhas de "o talhante (açougueiro) de Kampala" e "senhor do horror", atribuídas a ele pelo povo ugandense. Segundo a enciclopédia Wikipédia, Idi Amin assumiu o governo de Uganda, quando era comandante-chefe das Forças Armadas, destituindo o antigo governo civil. Era defensor de Adolf Hitler e favorável à extinção do Estado de Israel. O seu reinado terminou em 1979, quando as tropas da Tanzânia, que nunca reconheceram o seu governo, o destituíram com o apoio dos ugandenses.

As semelhanças (inclusive a física, com exceção da cor da pele – um meio índio, o outro extremamente negro), entre Hugo Chávez e Idi Amin Dada são incríveis. Um pavão, perto de ambos, recolheria a cauda, por singela timidez.

E, para colocar um ponto final nesse assunto, pois que temos coisas muito mais interessantes a tratar, é bom que se diga: Quem gosta de chaves é chaveiro.

* * *

Acesse, também, o site Rádio Cambirela

www.radiocambirela.com.br

* * *

Lobos predadores do dinheiro público atacam no Brasil

Tarefa difícil, essa do Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, de indicar um suplente à sua cadeira no Senado da república do mensalão. O primeiro suplente, Lobinho (Edson Lobão Filho), vai se licenciar para responder às acusações de uso de laranjas, em negociações suspeitas, que são investigadas pela justiça. Quase chegou ao Senado, arrastando correntes nos pés.

E o segundo suplente, Remi Ribeiro (PMDB-MA), que até já mandou talhar o terno da posse, também sobe as escadas da mais importante Casa da República, com fantasmas do passado arranhando sua imagem pública. Ribeiro, que é presidente em exercício do PMDB no Maranhão, foi denunciado pelo Ministério Público, depois de ser indiciado pela Polícia Federal, por crime de responsabilidade e peculato.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, ele é um dos alvos de uma acusação de apropriação indébita de recursos públicos na Prefeitura de São Bento (MA), onde foi tesoureiro. A denúncia mostra que entre 1989 e 1992 teriam ocorrido desvio de dinheiro e fraudes em licitações na prefeitura. O inquérito concluído em 2005 apontou dez pessoas como beneficiárias do esquema, entre elas, Ribeiro.

Ladrões do dinheiro público

Que leitura se faz desses fatos? Temos um Lobinho, na pele de cordeiro, que já foi devidamente afugentado das portas do Senado. Cães de pastoreio entraram em ação. E agora o Brasil precisa acender uma imensa fogueira, para escorraçar o outro predador do dinheiro público, o lobo Ribeiro.

Em tempo: o governo federal deveria mandar construir um imenso presídio, algo maior que o Maracanã, para abrigar os corruptos de Brasília, inclusive alguns palacianos. E que a justiça passe a punir esses ladrões do dinheiro público.


Lobão e Lobinho

Lobão assumiu o Ministério de Minas e Energia, sob apadrinhamento do dono do poder, senador José Sarney. Sarney manda fazer, Lula da Silva, o subalterno, executa sem piscar. Vale lembrar, que num passado, nem tão distante, os petistas perseguiam o então presidente Sarney, a quem chamavam de ‘ladrão e corrupto’.

Um grupo liderado pela ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, queria um ministro com perfil técnico. Ela e seus aliados estavam certos. Afinal, podemos estar à beira de um abismo energético. E Lobão nada entende do assunto, aliás, nunca administrou nada, nem a educação do filho Lobinho. Se tivesse educação, não estaria agora envolvido em denúncias de corrupção e sonegação de impostos.

Seu Lobão precisa saber, com urgência: Está acontecendo o que não poderia acontecer: o Brasil depende das chuvas para garantir o suprimento de energia. O que revela falta de planejamento. Se não chover... Surgirão, no horizonte, problemas de abastecimento, apagão. Não é história da vovozinha, não.


“Apagão, é boato”

Mas, tudo bem. Afinal, Lula da Silva já decretou: “Apagão de energia é boato”. Se o imperador falou, assunto resolvido. Mas, se o apagão acontecer (é bom bater na madeira três vezes), ele assumirá o papel de vítima. Vai dizer que não sabia de nada, sua fala favorita. O mais incrível, é que, no ano passado, o senador Edson Lobão discursou, no Senado, duas vezes sobre o racionamento de energia. Em abril e depois em julho. Parecia um vidente, um predestinado a prever o que poderá acontecer no futuro. Nas duas falas, alertou sobre “o risco muito alto de apagão”. Depois, à medida que se aproximava da Esplanada dos Ministérios, foi mudando gradativamente de opinião. Até se desmentir, ao assumir o ministério. Agora, aos pés de São Pedro, invoca forças dos céus, para exorcizar o fantasma do apagão. Vai precisar de muita reza braba, vela e galinha preta. Talvez, a dança da chuva, dos índios, resolva.


* * *

Acesse, também, o site Rádio Cambirela

www.radiocambirela.com.br

* * *


“Machão” no trânsito

Quando um jovem rapaz passar por você, com o carrão em alta velocidade, ele todo agitado, buzinando, dando luz alta intermitentemente, exibindo aquele dedo às nuvens, para depois seguir, costurando no trânsito, em zigue-zague, você deve perdoá-lo. Pode ser um jovem que rompeu com o namorado e o seu novo amor, é um homem impaciente. Por isso a correria. É para chegar no local do encontro, no horário marcado. Entendeu?

Pirataria

Por e-mail, leitor confessa que tem “algo em comum” com o presidente Lula da Silva. É aposentado, gosta muito, muito, de viajar, e assistiu “Os Filhos de Francisco”, num DVD pirata. Meu amigo leitor, vão aqui alguns conselhos: curta a aposentadoria, se ela é merecida (a supressão de um dedo não é motivo para se aposentar); Só viaje se for com o seu próprio dinheiro (jamais às custas dos cofres públicos); E deixe a pirataria para a turma de Brasília.

Pega-rapaz

Aquela “carreta”, carregada de alto-falantes e cornetas, mais parecendo uma penteadeira de puta, que os adolescentes, os garotos sarados e outros marmanjos de mau gosto usam para infernizar a vida dos vizinhos, com som alto, já tem nome. Acabo de batizá-la de “pega-rapaz”. Trata-se de uma armadilha, que os infelizes do barulho montam para atrair homens. Porque as mulheres, essas mais delicadas e educadas, nem chegam perto das carretas de som, principalmente quando de trata de pancadão. E os coitados barulhentos, sempre terminam as noites em “casais”, homem com homem.

Pior aeroporto do mundo

Recente pesquisa deixou a turma da Infraero irritada. O Aeroporto Internacional de Brasília apareceu como sendo o pior do mundo. A pontualidade dos vôos não ultrapassa o índice de 27 por cento, o que é muito pouco.

Lula sobre as Farc

Finalmente, o presidente Lula da Silva (Castro-Chávez-Morales) fez uma declaração sensata, no que se refere ao panorama político da América Latina. Horas depois de ressaltar o excelente estado de saúde do ditador de Cuba, Fidel Castro, que está afastado do poder há mais de um ano, nosso presidente-viajante foi mais realista, ao condenar as ações das Farc. Lula da Silva, finalmente admitiu, publicamente, que as ações dos narco-guerrilheiros da Colômbia, são condenáveis, sob todos os aspectos. “Seqüestrar pessoas inocentes, é abominável”, disse o presidente. Disse e acertou. Mas, errou feio sobre a saúde de Castro. Pelas palavras do brasileiro, até parece que o cubano, de 81 anos, está preparado para as Olimpíadas de Pequim. Mas, na verdade, o ditador está mais pálido e amarelo que palha de milho.

* * *

Acesse, também, o site Rádio Cambirela

www.radiocambirela.com.br

* * *