terça-feira, fevereiro 05, 2008

Avenida Bom Jesus de Nazaré, no bairro Aririú: Uma obra malfeita e inacabada

Buracos e remendos no asfalto, falta de recuos de pontos de ônibus, são algumas dificuldades enfrentada pela comunidade do Bairro Aririú, em Palhoça

PALHOÇA – A Avenida Bom Jesus de Nazaré no Bairro Aririú em Palhoça, conhecida por poucos como SC 282, foi utilizada por vários anos como única ligação rápida entre Florianópolis e o Planalto Serrano, Oeste Catarinense e grande parte do interior do Rio Grande do Sul. Em 1998, foi construído o novo trajeto da BR 282, e, desde então, a via foi completamente abandona pelo poder público.

Iniciou-se, assim, um árdua luta para a pavimentação asfáltica da avenida. Foram quase dez anos de empenho, de toda a comunidade, para que essa reivindicação saísse do papel. Muitas divergências entre a Prefeitura e o Governo do Estado, que discutiam de quem era a responsabilidade, tornava cada vez mais difícil uma solução.

Mas, em agosto de 2006, um acordo entre os governos municipal e estadual, fez com que fosse assinada a ordem de serviço para o início das obras. Os trabalhos iniciaram-se em setembro, mas houve várias paralisações e a conclusão demorou bem mais que o tempo previsto. Até que, em abril de 2007, em meio às festividades do aniversário de Palhoça, a pavimentação foi inaugurada. Mais isso não significou o fim dos problemas.

Moradores e comerciantes queixam-se de que a obra ficou inacabada em vários pontos. Por exemplo, faltam ser colocados ainda o restante do meio-fio, os recuos dos pontos de ônibus. A empreiteira deixou de construir uma galeria de rede fluvial, próximo à entrada do Loteamento Pedro Schütz, além de várias tampas de boca de lobo. Sem contar que as calçadas, que foram acordadas, num processo em que a prefeitura daria a mão de obra e os moradores forneceriam o material. Mesmo assim muitos compraram as lajotas, mas, até o momento, não apareceu ninguém para colocá-la.

Com apenas nove meses após a sua inauguração, a Avenida Bom Jesus de Nazaré, apresenta vários imperfeições ao longo de toda via. São buracos, desníveis e remendos feitos.

No total, existem mais de 12 pontos com buracos e 15 remendos realizados. Uma das causas, pode ser a má aderência do asfalto com o paralelepípedo existente, que estava muito desgastado por conta do tempo, ou também a aplicação de uma camada asfáltica de má qualidade.

“Sempre lutamos pela pavimentação asfáltica da nossa avenida, mas o que fizeram aqui é sacanagem, jogaram uma casca de asfalto e foram embora, é inadmissível essa situação”, declara um comerciante que não quis ser identificado. Sendo assim, a comunidade espera uma postura da administração municipal para resolver esse delicado problema.

Fonte: Jornal Folha Extra

www.folhaextra.com.br