segunda-feira, fevereiro 04, 2008

A imagem de Palhoça para o mundo

Guarda do Embaú, em Palhoça-SC: o paraíso na foz do Rio da Madre
Na Guarda do Embaú, o verde ainda está preservado
A praia da Guarda do Embaú está localizada a 36Km do centro do município de Palhoça. A localidade é uma pequena vila de pescadores, descoberta por surfistas em 1974, que ficaram encantados pelas ondas e pela exuberante natureza do local. No verão, boa parte das casas dos nativos são alugadas aos turistas. Durante o resto do ano, a vila leva uma vida pacata e simples.

Muito bem colocada no ranking das dez mais belas praias do Brasil, e um dos melhores lugares do mundo para a prática do surf, a Guarda do Embaú, situada na Reserva da Serra do Tabuleiro, possui uma beleza indescritível, que pode ser observada logo no acesso à praia. Para chegar até ela é preciso antes atravessar o Rio da Madre, com água pela cintura, com a maré baixa. Mas, por segurança, o melhor é não arriscar, pois vários canoeiros fazem a travessia do rio, ao preço de um real por pessoa. O Rio da Madre pode se tornar perigoso, em caso de chuvas na cabeceira, ou com os movimentos da maré. Além de tudo, navegar em uma canoa típica, é mais uma atração turística da Guarda do Embaú.

O Rio da Madre, que desfila em frente à vila, para desembocar suas águas no mar, depois de formar uma pequena praia entre as rochas, é uma atração por si só. Já a praia principal, localiza-se numa faixa de terra, entre o rio e o mar, com dunas de areias brancas, que completam o cenário magnífico do local.


Atravessar o Rio da Madre, pode ser muito arriscado

As canoas dos pescadores nativos são uma ótima opção de
acesso à praia. E a turista encontrou uma, para descansar

Opções de Lazer:

O visitante dispõe de diversas opções de lazer, na Guarda do Embaú, tais como, aventurar-se pelas trilhas ecológicas existentes e atravessar o Rio da Madre, através de barcos de moradores locais ou atravessá-lo caminhando, através das águas.

Já os mais desportivos, podem praticar esportes aquáticos de águas calmas, como o caiaque, no rio ou surf nas ondas alucinantes, na foz do Rio da Madre. Pode-se, também, realizar passeios de bicicleta ou caminhar até a praia vizinha da Pinheira; ou ainda pescar nos costões, uma excelente opção de lazer para aqueles que querem ter um contato direto com a natureza, e muita tranqüilidade. A praia, durante o verão, possui também muitos bares e agitação noturna.

A pescaria é um ótimo lazer, um remédio para o estresse

Como chegar:

O acesso se dá pela BR 101, a 45km ao sul de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Vindo em direção ao sul, o visitante deve entrar à esquerda na entrada que dá acesso a Guarda do Embaú e a Praia da Pinheira. Já existe um outro acesso, asfaltado, através da SC-433, passando antes pela Praia do Sonho, Ponta do Papagaio, Pinheira (outros pontos turísticos inesquecíveis) e depois, sim a Guarda do Embaú.

A praia da Guarda está entre as dez melhores do Brasil

O comércio está preparado para receber os turistas

Mais fotos da Guarda do Embaú e Rio da Madre







Fonte: Guia Litoral Sul

Fotos: Baby Espíndola

Radio e Tv Cambirela, em breve no ar. A imagem de Palhoça para o mundo.

www.radiocambirela.com.br