segunda-feira, março 17, 2008

SÃO JOSÉ SERÁ SEDE DO PORTO TURÍSTICO INTERNACIONAL DE SANTA CATARINA

São José sediará o Porto Turístico Internacional de Santa Catarina, que irá inserir o litoral catarinense nas rotas náuticas internacionais, resgatando a vocação marítima estratégica e ampliando o turismo da Região Metropolitana de Florianópolis.

Ao completar 258 anos de história, São José é um portal aberto ao turismo, principalmente o marítimo. Na foto, o Morro da Pedra Branca, visto do lado de São Pedro de Alcântara

Para viabilizar esse empreendimento, um importante passo será dado, nessa terça-feira, às 10 horas, no Centro Multiuso, na Avenida Beira-Mar de São José. O governador Luiz Henrique da Silveira, o prefeito Fernando Elias e representantes da empresa Porto Turístico de Florianópolis Empreendimentos e da Associação Brasileira para o Desenvolvimento Local e Sustentável – Qualicity, assinarão um “Acordo de Cooperação”.

"O porto será instalado em área do distrito de Barreiros, caso os estudos de viabilidade técnica sejam favoráveis", informa Ernesto São Thiago, administrador do empreendimento. “Toda a Grande Florianópolis, o Estado de Santa Catarina e o Hemisfério Sul serão beneficiados, com a correta utilização dos recursos náuticos, atraindo turistas e passageiros rodoviários, aeroviários e hidroviários, que realizam cruzeiros na costa brasileira", observa.

Além da valorização de toda a região costeira, o porto promoverá a descentralização do turismo para o interior de Santa Catarina, uma vez que o deslocamento até as principais cidades turísticas do estado ocorrerá em um período de até duas horas.

O projeto prevê uma ampliação considerável da capacidade para atracar navios transatlânticos que visitam o País. Por sua vez, o estaleiro de manutenção permitirá mobilizar uma nova dimensão de mercado para os pólos catarinenses metal-mecânico, moveleiro, confecções, indústria alimentícia e de produtos químicos, capaz de gerar a oportunidade de milhares de empregos diretos e indiretos. A qualificação profissional, um dos itens prioritários para o turismo de alto nível, será direcionada e beneficiará principalmente a juventude, como novas alternativas de trabalho qualificado internacionalmente.

A sua integração aos sistemas de transporte e logística permitirá realizar o manejo ecológico continuado do desassoreamento do canal norte, cujo produto tratado poderá ser utilizado em outras obras da região, como o aterro da Beira-Mar Continental de Florianópolis e da Beira-Mar de Barreiros.

Assinam o acordo, no evento desta terça-feira, os representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico Sustentável, de Articulação Nacional e de Turismo, Cultura e Esporte, além do envolvimento direto dos secretários do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Agostini, do Turismo, Gilmar Knaesel e Geraldo Althoff, da Secretaria de Articulação Nacional.

Fernando Elias, com o Secretário Regional, Valter Gallina: "O porto terá ampla estrutura de lazer e serviços"

Fotos: Baby Espíndola

"O público contará com produto turístico de qualidade internacional", explica o prefeito Fernando Elias, "pois o porto terá ampla estrutura de lazer e serviços". Está prevista a instalação de centro gastronômico e de eventos, cinema, museu da maricultura, galeria de arte, centro náutico para recepção de veleiros, hotelaria, escola de vela, central de abastecimento e estaleiro de manutenção de navios, iates e grandes estaleiros, terminal de transporte multimodal, inclusive por via marítima e central de recepção.

A cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação faz parte da programação de aniversário de 258 anos de São José.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José

Nenhum comentário: