quarta-feira, abril 22, 2009

Editorial – PRAÇA DE PEDÁGIO, EM PALHOÇA, UMA ASSOMBRAÇÃO DO GOVERNO LULA

Bastaria o título deste editorial, e nada mais precisaria ser dito, para uma melhor compreensão do que está acontecendo, em Palhoça e em mais três pontos da BR-101, além de outros na BR-106, onde Lula Castro Chávez Morales da Silva mandou instalar praças de pedágio. Praça de pedágio, um obstáculo dinheirista ao direito constitucional de ir e vir. Uma fraude. Uma assombração, criação maquiavélica do Governo Lula, o ilusionista. Aquele que engana e é aplaudido.

Fatos novos estão surgindo, uns confiáveis e promissores, outros nem tanto. Na segunda Audiência Pública, realizada na Assembléia Legislativa, no último dia 07 de abril, o jovem deputado Cesar Souza Jr. (DEM) anunciou que, quanto mais cedo possível, colocaria, na “ordem do dia”, um projeto de lei para isentar os veículos das cidades, onde foram ou serão instalados os postos de cobrança, das taxas abusivas.

Essa boa intenção de Cesar Jr., permitiria aos palhocenses, um benefício que outros cidadãos já desfrutam, em cujas cidades funcionam praças de pedágio. Nada mais justo. Não faz sentido o cidadão rodar alguns metros com o seu carro, dentro do próprio bairro (no caso de Palhoça, Aririú Formiga ou Guarda do Cubatão), e pagar R$ 1,50 para ir, e outra taxa igual para retornar a sua garagem.

Além disso, se a Assembléia aprovar, e o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) sancionar a lei, o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB), ficaria numa situação mais confortável. Afinal, fez promessas que não cumpriu. Provocou uma correria, que resultou em filas, de munícipes interessados em quitar impostos municipais, em troca da isenção da taxa de pedágio. Promessa não cumprida, que assanhou os mais de 84 mil proprietários de veículos licenciados em Palhoça.

O mesmo prefeito Ronério, na condição de presidente da Fecam, anunciou que a entidade também vai ingressar na justiça, contra a concessionária, por descumprimento de cláusulas contratuais. Decisão tardia.

Além disso, fica difícil acreditar que o prefeito Ronério, vai lutar na justiça contra a concessionária, que está para inaugurar a praça de pedágio, em Palhoça. Isso porque, segundo palavras do próprio prefeito, Palhoça ganharia uma compensação do Governo Federal: um elevado, sobre a BR-101, para ligar o centro histórico da cidade ao Loteamento Pagani, o novo centro administrativo de Palhoça.

O prefeito também fala sobre a construção de uma ponte sobre o Rio Cubatão, uma alternativa, para desviar os veículos de Palhoça, da praça de pedágio. Mas, quando essa ponte será construída? Prometer é fácil. Ainda bem que já existe o rio!

Também circulam informações, de que a Justiça Federal poderá julgar, a qualquer momento, a ação, impetrada pela Câmara de Palhoça, contra a instalação da praça de pedágio. Ainda sobre intenções judiciais, deputados também prometem recorrer ao Ministério Público Federal, contra o pedágio, em Palhoça.

Representando o Poder Legislativo de Palhoça, na AL, o vereador Nirdo Artur Luz (Pitanta, DEM), chamou a praça de pedágio de “assombração”. E com razão. Está batizada. É a assombração do Governo Lula.

Nenhum comentário: