segunda-feira, outubro 26, 2009

Denúncia – LAGOAS "NATURAIS", NA CIDADE "BELA POR NATUREZA"


O presidente da Câmara, Nazareno Martins (DEM), decididamente, fez o discurso do ano. Para uma platéia silenciosa, postada atrás do aquário do plenário, e algumas dezenas de internautas, desenhou, com um conjunto de palavras, aquilo que pode ser resumido como o caos dos bairros de Palhoça.

Discorreu sobre a precariedade do sistema viário, mergulhou fundo nas lagoas que interditam várias ruas da periferia, patinou na lama e trepidou na buracaria. Para corroborar a argumentação, Nazareno Martins apresentou fotos de várias ruas, que viraram habitats de sapos, rãs e insetos.

As fotos refletem imagens muito comuns, dos bairros de Palhoça, onde os maquiadores e marketeiros ainda não chegaram. Até porque, não há como caiar ou pintar a lama. Mas, não chegaram, ainda, aos pontos mais críticos, porque evitam sujar ou encharcar os sapatos.

Ao exibir fotos da Rua Sabiá, Loteamento Marivone, Praia de Fora, o vereador convidou os palhocenses para um irônico ”passeio de barco”. Uma viagem de longa duração, porque a lagoa é imensa. Para o barqueiro não se perder, recomenda-se a utilização de rastreamento via GPS.



Passeio de barco na imensa lagoa da Rua Sabiá, no Loteamento Marivone

Foto: Divulgação

Nazareno Martins deixou uma sugestão, aos marketeiros da Casa Vermelha, para que incluam as “lagoas naturais”, nas próximas campanhas publicitárias da cidade “Bela por natureza”.

Contrariando o slogan, tão usado pelo prefeito Ronério Heiderscheidt (PMDB), a cidade só é bela, no centro urbano. Claro, as praias do Sul continuam belas, mas emolduradas por um cenário de abandono e miséria. Predonima a ausência quase total de infra-estrutura. E os bairros da periferia, como mostra essa, de uma série de fotos, desmentem o slogan oficial.

Nenhum comentário: