domingo, junho 26, 2011

BABY ESPÍNDOLA REPÓRTER DENUNCIA:

Palhoça tem semáforo-pegadinha




O principal vilão desta história está instalado no Bairro Pagani, e tem, como vizinho principal, o prédio do Centro Administrativo Municipal, a Prefeitura.



Fotos: Baby Espíndola
Com o sinal vermelho, é um semáforo. Quando abre, vira lombada eletrônica, uma pegadinha

O semáforo, conhecido como “caça níqueis da casa vermelha” tem dupla função. Normalmente, fecha e abre, alternando entre verde / amarelo / vermelho, para disciplinar o trânsito de veículos entre a “Avenida Central do Pagani” e a transversal, que liga o bairro ao veterano bairro Passa Vinte e, por extensão, ao Loteamento Pedra Branca.

Mas, recentemente, desde o surgimento da nova fase das suspeitas lombadas eletrônicas em Palhoça, “o semáforo da casa vermelha” adquiriu uma segunda função. Justamente a atividade dupla de lombada eletrônica.

Reclamam os motoristas (e, com razão): trata-se de um semáforo-pegadinha, porque a ele foi agregada a função de lombada eletrônica.


O fato vem revoltando os motoristas. Até policiais militares, envolvidos com a fiscalização e patrulhamento do trânsito, quando questionados, tem manifestado revolta e descontentamento.


Portanto, enquanto o multador não for desinstalado ou regulado para outra velocidade, as multas vão se multiplicando. São dezenas, centenas, dizem alguns. Uma excelente renda a ser dividida entre o Detran, o setor de trânsito do município e a empresa que explora o sistema.


E podem ter certeza, a indústria da multa é bastante rentável. Há casos de moradores da região, com quatro, cinco e até mais multas numa quinzena. Um carteiro revela que entregou 800 multas em um único dia, para motoristas residentes do Pagani, Loteamento Caminho Novo e bairro São Sebastião.


As reclamações são muitas. E se baseiam num fato comum a todos os reclamantes. Quando o motorista cruza o semáforo, em qualquer direção, devidamente autorizado pelo sinal verde, precisa lembrar que há um controle eletrônica de velocidade.


A velocidade máxima permitida é 40 quilômetros por hora. Acima dela, o motorista vai ter que abrir a carteira para contribuir com a indústria da multa. Um absurdo, gritam os aflitos, que já foram multados, alguns várias vezes.


Argumentam que o sinal verde deve permitir que os veículos circulem a uma velocidade compatível para a região, de 60 quilômetros por hora, pois o Bairro Pagani é dotado de largas avenidas de pistas duplas. O semáforo deve ser um controlador de tráfego, com limitações, é claro, mas jamais uma lombada eletrônica.

OUTRA ARMADILHA


Na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Prefeito Ari Wagner, funciona outra armadilha para surpreender motoristas. A sistemática é a mesma: o sinal pode estar esverdeado, mas a velocidade máxima é 40 por hora.

Pode-se dizer que autoridades trombadinhas também estão agindo no importante cruzamento. A Rio Branco é a principal avenida de acesso ao centro, enquanto que a Ari Wagner facilita a saída da cidade, para a BR-101. Um excelente ponto para instalar equipamento caça-níqueis.

Nenhum comentário: