domingo, junho 26, 2011

O FILME SE REPETE: FUGA EM MASSA NO PRESÍDIO DE FLORIANÓPOLIS


Acesse a Rádio Cambirela. Virtual, mas real.



Uma das maiores fugas de bandidos, em Santa Catarina, aconteceu na tarde de domingo, 26. Houve falha no sistema de segurança. Em poucas horas, fugiram 78 criminosos.

Na tarde de domingo, os bandidos fugiram durante a festança das visitas. Simplesmente pularam o muro do Complexo Penitenciário (porque o muro é um obstáculo fácil de pular). Facilmente, seguiram um roteiro já conhecido e se esconderam no Morro do Horácio.

Como o presídio está numa área densamente povoada, o Distrito da Trindade, a insegurança se espalhou nas comunidades. Esta é uma das maiores fugas já registradas em Santa Catarina.

O trânsito, na Ilha, se transformou num verdadeiro inferno. Terror e pânico nas ruas da Capital, porque os bandidos precisavam de dinheiro e veículos para concluir o roteiro da fuga completa.

As barreiras, montadas pela PM, na cabeceira insular da Ponte Colombo Salles, que dá acesso à região continental, contribuíram para a lentidão do trânsito e conseqüentes filas. O Aterro da Baía Sul mais parecia um cenário de guerra, na noite de ontem. Forte aparato policial também se espalhou pela área do Distrito da Trindade e bairros vizinhos.


(Site DC)

Até o momento da atualização desta postagem (18 horas de segunda-feira, 27), as polícias tinham recapturado 21 criminosos. Portanto, 57 (das duas fugas) continuavam nas ruas, prontos para furtar, roubar, assaltar e até matar. Tudo indica que a criminalidade vai aumentar, consideravelmente, na Região Metropolitana de Florianópolis.

Esta foi a quinta fuga, somente em 2011. Já é um enredo conhecido. Geralmente, um carcereiro descuidado, como barata tonta em galinheiro, entra numa cela, para supostamente socorrer um preso doente, e é rendido. Ou fica contando nuvens no céu, enquanto a fuga acontece.

Aqueles que facilitam as fugas nunca são punidos. Mais uma vez, autoridades do sistema prisional admitem que houve falha na segurança, e apontam dois funcionários como os pontos fracos. São os contadores de nuvens.

Ao que parece, na incapacidade de aumentar as vagas no sistema carcerário, as autoridades usam de artifícios para facilitar as fugas. Funcionários falham quando não poderiam falhar. Os governantes se esquecem que manter bandidos presos é responsabilidade do Estado, que deve ser assumida pelo governador Raimundo Colombo, pela secretária de Justiça e Cidadania, Ada De Luca, além de outras autoridades. As fugas provocam insegurança à sociedade. E a Constituição Federal prevê o direito à segurança.

FALHA PROGRAMADA

É importante ressaltar, que horas antes da grande fuga, seis presidiários conseguiram escapar, de forma ainda não esclarecida.

Mesmo assim, a direção do presídio manteve o piquenique de domingo, uma festança de confraternização, onde se misturaram criminosos, familiares e amigos deles.

Ninguém se preocupou em reforçar a segurança. Muito pelo contrário. Dos quatro agentes destacados para o trabalho de domingo, dois faltaram. Assim mesmo, o roteiro de visitas teve continuidade.

Tudo indica que os bandidos foram convidados para a fuga em massa.

OUTRA GRANDE FUGA

Também, no início de fevereiro, fugiram 79 bandidos do Complexo Penitenciário. Presos renderam agentes penitenciários e abriram nove celas das 19 existentes.

De acordo com informações da assessoria da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa do Cidadão, os presos se aproveitaram da distração dos agentes penitenciários e, com um espeto, os renderam. Das 19 celas existentes no local, 9 foram abertas.

Como disse: agentes prisionais entram nas celas, por motivos humanitários, pedindo para serem dominados. Também contam nuvens no céu, enquanto fugas acontecem. Tudo muito conveniente. Para os bandidos, é claro. Inquéritos administrativos são abertos. A sociedade nunca fica sabendo dos resultados. Ninguém é punido. Tudo muito conveniente. Para os agentes, é claro.

Nenhum comentário: