quinta-feira, junho 30, 2011

TENTATIVA DE FUGA E TUMULTO NO PRESÍDIO DE FLORIANÓPOLIS

Estimulados pela fragilidade do complexo prisional de Florianópolis, dois criminosos serraram as grades de suas celas e tentaram fugir, na madrugada desta quinta-feira, 30 de junho.

Depois da tentativa de fuga, houve um princípio de rebelião no presídio. Para conter a revolta, 42 policiais militares foram deslocados, às pressas, do Estádio Orlando Scarpelli, no Estreito – onde o Figueirense enfrentara o Santos, na região continental de Florianópolis –, para o presídio, no Distrito da Trindade, na Ilha de Santa Catarina.

Para conter os criminosos, os agentes prisionais atiraram na direção deles, mas não os atingiram. Em protesto, pela falência do plano de fuga, outros detentos iniciaram um tumulto, batendo nas portas e gritando de forma estridente. O intenso barulho acordou moradores vizinhos, que vivem apavorados com a insegurança no sistema carcerário.

Logo depois da uma hora, o tumulto foi contido. Na contagem de presos, realizada logo a seguir, ficou provado, segundo a direção do presídio, que ninguém conseguiu fugir.

Este foi o primeiro teste para o novo diretor da Penitenciária, Leandro Antônio Soares Lima, que sucedeu Joaquim Walmor de Oliveira, que pediu demissão, no início da emana, após a segunda maior fuga de presos de Santa Catarina.


A GRANDE FUGA

Em duas fugas, no final da noite de sábado e na tarde de domingo, 78 criminosos fugiram do complexo penitenciário de Florianópolis. Evidências indicam que houve falha no sistema de segurança. Apenas dois carcereiros cuidavam de cerca de 200 criminosos, durante a visita de parentes e amigos dos presos, quando ocorreu a segunda fuga,de 72 homens.

Até agora, no momento desta postagem (10h de quinta-feira, 30), pouco mais de vinte fugitivos tinham sido recapturados.

PENITENCIÁRIA EM PALHOÇA

Em entrevista exclusiva, concedida à própria assessoria de imprensa do palácio, o governador Raimundo Colombo anunciou a construção no novo Centro Penitenciário de Santa Catarina. Revelou que o espaço deve ficar pronto em onze meses e será construído entre os municípios de Paulo Lopes e Palhoça.

Vai sobrar para Palhoça. Esse negócio de dizer que a construção será entre Palhoça e Paulo Lopes é para desviar a atenção dos palhocenses. Se revelar o local imediatamente, vai haver protestos. Uma lei municipal impede a construção de penitenciária em Palhoça.


TUDO EM CASA

Raimundo Colombo é o primeiro governador de Santa Catarina, que dá entrevista exclusiva a sua própria equipe, deixando de lado o total da imprensa, que está antenada e quer saber porque acontecem tantas fugas no sistema penitenciário de Florianópolis. Até agora, foram cinco fugas e algumas tentativas.


<< >>

O melhor musical dos anos 60 / 70 / 80, você ouve na Rádio Cambirela. Virtual, mas real.








Nenhum comentário: