quinta-feira, agosto 25, 2011

Editorial – PM E POLÍCIA CIVIL: UM DUELO DE TITÃS EM SANTA CATARINA

Enquanto as polícias Civil e Militar de Santa Catarina travam um verdadeiro duelo de titãs, uma briga para demonstrar quem tem mais poder, mais força, os bandidos agem, impunemente, cada vez mais ousados. E perigosos. E, como sempre, as vítimas da incompetência administrativa são os cidadãos catarinenses, que pagam os impostos, que financiam os salários dos policiais. E, principalmente, as pesadas mesadas dos políticos rançosos, que deveriam administrar os assuntos públicos, com mais respeito e competência.

O quadro é gravíssimo. E caótico. As cúpulas das duas instituições de segurança não se entendem. Oficiais e delegados trocam ofensas por telefone e via documentos oficiais. E toda essa sujeira e incompetência chegam, à população, através da imprensa e da internet, aumentando, ainda mais, a sensação de insegurança.

Na verdade, enquanto policiais fardados e civis lutam pelo direito de confeccionar Boletim de Ocorrência, o crime aumenta nas ruas. BO não é o mais importante. É pura burocracia. Grande parte dos BOs emitidos vão parar no lixo. O que a população deseja é ver a PM fazendo o trabalho preventivo e ostensivo. E a Civil, cumprindo suas funções de polícia judiciária, aparelhada para investigar crimes. Ocorre que as duas forças policiais não estão cumprindo suas funções constitucionais.

A Civil não investiga, por falta de estrutura, e a PM, sem efetivo suficiente para abraçar novas atividades, deixa de correr atrás dos criminosos. Prefere redigir Boletins de Ocorrências, uma burocracia que prende o policial ao local do fato. Há casos conhecidos, de excessiva demora na elaboração do BO, tempo suficiente para facilitar a fuga dos criminosos.

Recentemente, no interior da Ilha de Santa Catarina, enquanto os PMs elaboravam o BO, sobre um assalto, a todo instante pedindo informações pelo rádio, a outros policiais, os bandidos fugiram com objetos e o carro da vítima. Detalhe: em nenhum momento, os policiais militares usaram o rádio, para transmitir informações sobre os bandidos e o carro roubado. Sem perseguição policial, alguns quilômetros à frente, eles fizeram mais um assalto, mais vítimas.

Os últimos acontecimentos são vergonhosos, vexatórios. Policiais civis reclamam que estão sendo abordados de forma agressiva, por PMs. Alegam abuso de autoridade. Um policial civil, parado no trânsito, alega que apanhou tanto dos policiais militares, que nem se lembra dos detalhes. Não sabe, por exemplo, como levou uma pancada na cabeça. Só sabe que dói muito.

Diante dos últimos acontecimentos, não se descarta a possibilidade de um confronto armado entre as duas forças. A pólvora está instalada, só basta alguém acender o estopim. O governador Raimundo Colombo precisa adotar medidas preventivas. Como sugestão, o chefe do Executivo e comandante das instituições de segurança poderia baixar um decreto, para recolher as armas dos PMs e dos policiais civis. É como prevenção, para se evitar uma tragédia.

Pode até parecer uma simples ironia. Porém, a briga existe, e é das grandes. Um verdadeiro duelo de titãs.


<<>>

OUÇA A RÁDIO CAMBIRELA.




<<>>

Fotos de eventos da Rádio Cambirela. Acesse:

Nenhum comentário: