sexta-feira, outubro 10, 2014

JORNAL LEMBRA: LULA DA SILVA ERA CONTRA O BOLSA FAMÍLIA

>>> Publicação cita que o petista qualificava os programas sociais de FHC como “compra de voto, dominação do povo mais pobre”.

Nas últimas horas, andei desenterrando alguns jornais, revistas, arquivos que alimentam traças, e, no meio dessa papelada amarelada, encontrei alguns textos antigos. Dentre eles, uma pérola. É um texto que escrevi, para jornal impresso, pois na época, internet ainda era um sonho.

O texto trata de um pronunciamento de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do PT, então ferrenho opositor de Fernando Henrique Cardoso, do Plano Real e dos programas sociais. A matéria relata que Lula condenou, veementemente, os programas sociais de FHC, que beneficiava quatro milhões de brasileiros, os quais qualificou como “assistencialistas e eleitoreiros”.

Porém, mais tarde, quando presidente, Lula da Silva inicialmente criou o “fome zero”. Depois, unificou os programas de FHC e passou a chamá-los de “bolsa família”. Hoje, o programa atinge treze milhões de famílias. E, segundo promessas eleitoreiras de Dilma Rousseff, esse número vai engordar.

                                     <<>>

O texto de jornal é uma publicação de 1996 ou 1997:

LULA CONDENA ASSISTENCIALISMO DE FHC

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez, ontem, um duro ataque à “política assistencialista” do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Lula qualificou os programas sociais como “peça de troca, política de dominação sobre o povo pobre”.

Lula disse que “lamentavelmente, no Brasil, o voto não é ideológico. Lamentavelmente, as pessoas não votam partidariamente. Lamentavelmente, uma parte da sociedade, pelo alto grau de empobrecimento, é conduzida a pensar pelo estômago e não com a cabeça”.

Segundo Lula da Silva, “é por isso, que se distribui tanta cesta básica, tanto litro de leite. Isso tudo, na verdade, é uma peça de troca, em época de eleição. Isso despolitiza o processo eleitoral”. Na opinião do político petista, o assistencialismo é compra de voto, o assistencialismo é um estelionato eleitoral.

Na opinião de Lula da Silva, que pretende tentar mais uma candidatura à Presidência da República, o Governo Federal está usando “o povo mais pobre”, com interesses eleitoreiros. “Estão fazendo como Cabral, quando chegou ao Brasil”, citou Lula, numa referência aos presentes, espelhos, bijuterias, que os portugueses usavam para conquistar os índios. “Agora, estão dando alimento, para enganar o povo”, concluiu Lula”.

                                      <<>>

Essa matéria foi publicada no jornal O Metropolitano. Foi isso que escrevi, retratando o discurso de Lula da Silva que, mais tarde, viria a ser presidente da República.

Eu não mudei meu ponto de vista. Continuo achando que o bolsa família, que chamo de bolsa-voto, é um estelionato eleitoral. É compra de voto. É corrupção. Mas, hoje, Lula da Silva e Dilma Rousseff não pensam assim. No poder, mudaram de opinião.
[10 10 14]


Nenhum comentário: